quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Reflexões Capítulo 1 texto Duranti

Nas reflexões do grupo surgiram as seguintes questões:



1 - O que se entende por documento diplomático?


2 - O que são documentos diplomaticamente e historicamente autênticos?


3 - Qual a diferenca entre a diplomática geral e a especial?

4 -
“O campo de estudo dos arquivistas com relação a natureza e ao carater dos documentos tem propositos diferentes dos historiadores, por isso não é conveniente aos arquivsitas adotar metodologias diplomaticas que venham filtradas somente para as necessidades dos historiadores”. Comente a assertiva.

5 - Qual a diferenciação há entre as palavras diplomática e diplomacia? Segundo a autora, por que estas duas podem ainda se confundir com a paleografia?

3 comentários:

  1. Questão 5

    Diplomática é uma expressão usada para referir a análise crítica das formas dos diplomas. Enquanto, o termo diplomacia é para referir a arte de conduzir negociações internacionais que derivam em uma compilação e intercambio de documentos oficiais principalmente diplomas.
    A confusão entre os termos diplomática e paleografia existe, porque as duas disciplinas nasceram com o intuito de analisar documentos para desvendar fatos de falsificações. Mas enquanto a diplomática analisa a estrutura do documento, por exemplo, o suporte, assinaturas, timbres. A paleografia estuda o texto documental.

    08/29781

    ResponderExcluir
  2. Questão 2:
    Documento diplomaticamente autentico são aqueles que foram escritos de acordo com a práticas do tempo e lugar indicados no texto e firmados com o nomes das pessoas competentes para criá-los. Documento historicamente autentico é aquele que atesta o que realmente aconteceu ou informa o que é verdade.
    Sidney Maurício da Costa.

    ResponderExcluir
  3. Questão 2

    Documentos diplomáticamente autênticos são aqueles que foram escritos de acordo com as práticas da hora e local indicado no texto do documento, assinado com o nome ou nomes de pessoas competentes para criá-los
    Documentos historicamente autênticos são os que atestam o que aconteceu, que verdadeiramente teve lugar ou relátorio do que é verdade.

    Nathacia Indayara 07/50743

    ResponderExcluir

Gostou do post? Concorda ou não? Dê sua opinião!