quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Atividade do dia 04/09.

Durante a aula, a pedido do professor, redigimos um "Certificado", de acordo com as idéias do grupo referentes a esta espécie documental.
Todos os trabalhos foram lidos e discutidos durante a aula e agora vamos analisar o diplomaticamente o documento resultante das idéias do grupo A.




De acordo com Heloísa Bellotto, Certificado é "Declaração que garante a veracidade de um fato, de um estado de coisas, ou o bom estado ou o funcionamento de um objeto/equipamento. Assemelha-se a atestado, que entretanto, é mais elaborado em relação a pessoas".(2007) Ainda de acordo com Bellotto, o certificado deve possuir 3 partes: Protocolo Inicial, texto e protocolo final. Vamos identificar essas partes:

Protocolo Inicial:
*Timbre e Identificação da instituição;
*Título do documento

"Universidade de Brasília; Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Ciência da Informação e Documentação; Departamento de Ciência da Informação e Documentação; CERTIFICADO."

Texto:
*Conteúdo do documento.
"Certifico que o blog "Mais do que Meros detalhes", criado no dia 30 de agosto de 2009, tem por finalidade comprovar a elaboração do trabalho de conclusão do curso de 'Diplomática e Tipologia Documental', que faz parte do currículo do curso de 'Arquivologia' da Universidade de Brasília."

Protocolo Final:
*Assinaturas e Titulação;
*Data e local;
"Brasília, 04 de setembro de 2009;" assinaturas responsáveis pela Secretaria do Departamento de Ciência da Informação e Documentação, pela Faculdade de Administração(...) e pelo Reitor.


Valeu a intenção do grupo ao redigir bem esse documento, mas há falhas a serem observadas:
-Papel e forma(retrato/paisagem) não adequados para criação do certificado;
-Identificação da Faculdade incorreta;
-Designação incorreta, devem assinar os funcionários responsáveis pelo que consta no certificado;

Abaixo, um exemplo de um certificado:

(Fonte: Tecnical Planting & Rubber,Inc )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Concorda ou não? Dê sua opinião!